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Como agregar valor com a sua criatividade?

Atualizado: há 15 horas


Um notebook sobre uma mesa, ao lado de uma caneca e uma agenda, com uma impressora 3D ao fundo

1.1      Como agregar valor com a sua criatividade?


Você já deve ter ouvido falar que algumas ações ou características “agregam valor” a determinado produto. Mas o que isso significa? Antes de mais nada, vale ressaltar que os conceitos de “preço” e “valor” são diferentes, embora exista muito confusão na utilização destes termos. De uma maneira simplificada, podemos dizer que o preço de um produto é definido por critérios eminentemente técnicos, como os custos envolvidos (material, mão de obra, transporte, impostos, etc), e a margem de lucro desejada (porcentagem que deve ser cobrada acima dos custos apurados, que irão definir o quanto uma empresa ou pessoa irá ganhar com a venda de cada produto).

Já o valor envolve critérios que podem ser subjetivos, e se caracteriza por trazer ao consumidor a percepção de que um produto de determinada empresa é “mais valioso” do que aquele item semelhante oferecido pela concorrência. Essa percepção pode se dar pela autoridade da empresa, ou seja, sua posição consolidada e positiva no mercado, perante os consumidores. Ou então por um diferencial no produto, que pode ser uma nova tecnologia, ou mesmo algum brinde que seja oferecido junto com o produto desejado. Portanto, agregar valor a um produto pode ser um processo contínuo e demorado, que passa pela construção da imagem de uma empresa, com um bom relacionamento com os clientes (cumprir os prazos, atendimento e pós venda eficientes, etc), visibilidade em redes sociais, identidade visual adequada, etc. Mas nenhuma empresa começa com uma imagem diferenciada no mercado, esbanjando “autoridade”. E isso leva tempo, muito tempo.

E é nesse aspecto que a criatividade entra em cena, agregando valor a um produto de uma forma mais rápida e efetiva, mesmo que você ou a sua empresa sejam desconhecidos no mercado: se o consumidor perceber uma vantagem significativa em seu produto, ele irá preferi-lo em detrimento de outro semelhante, mesmo que o preço cobrado seja mais elevado. Este é, basicamente, o conceito de “valor”. Estas vantagens oferecidas podem ser:


Estéticas: um bom design é a melhor forma de agregar valor a um produto;

Funcionais: também inerente ao design, uma boa ideia ou um aprimoramento funcional podem diferenciar um produto da sua concorrência;

Qualidade construtiva: produtos com melhor acabamento, apresentação e qualidade possuem um maior valor;

Apelo emocional: produtos que remetam a infância, momentos inesquecíveis ou datas especiais tem um valor intrínseco elevado;

Exclusividade: produtos especiais, de produção limitada ou vinculados a nichos específicos, tem maior valor;

Brinde ou produto extra vinculado: oferecer um brinde diferente, criativo e exclusivo junto com o produto principal irá agregar valor, e destacá-lo da concorrência.


Uma roupa infantil em uma caixa decorada, junto com um chaveiro amarelo em resina

De uma maneira simplificada, podemos resumir o que dissemos sobre como agregar valor com a sua criatividade da seguinte forma:


Preço x Valor

O preço de um produto é definido por custos e margens de lucro. O valor, por outro lado, está relacionado à percepção do cliente sobre o benefício do produto. Produtos com bom design, alta qualidade ou apelo emocional geralmente têm um valor maior.


Dicas para Agregar Valor


Estética: Um design atrativo pode justificar um preço mais alto.

Funcionalidade: Produtos que resolvem problemas ou são práticos se destacam.

Exclusividade: Ofereça itens de produção limitada.

Brindes Criativos: Inclua algo extra que complemente o produto principal.

Exemplos de Valor Agregado

Produtos Personalizados: Canecas, camisetas ou objetos com o nome ou foto do cliente.

Edições Limitadas: Produções numeradas ou designs exclusivos para ocasiões especiais.


Uma caneca branca ao lado de uma caneca decorada, dentro de uma caixa personalizada, e junto com um chaveiro de resina amarelo

Como Criar um Produto Memorável


Para que seu produto seja lembrado, é importante investir em:


Design de Embalagem: Uma apresentação bem elaborada pode causar uma excelente primeira impressão.


História do Produto: Conte ao cliente a inspiração por trás da criação.

Estes são os principais aspectos que agregam valor a qualquer produto que você venha a produzir, seja uma caneca de porcelana ou uma camiseta estampada. Iremos tratar cada um deles em detalhes, com exemplos práticos e análises explicativas.


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