Como agregar valor com a sua criatividade?
- Alexandre Neto
- 30 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 15 horas

1.1 Como agregar valor com a sua criatividade?
Você já deve ter ouvido falar que algumas ações ou características “agregam valor” a determinado produto. Mas o que isso significa? Antes de mais nada, vale ressaltar que os conceitos de “preço” e “valor” são diferentes, embora exista muito confusão na utilização destes termos. De uma maneira simplificada, podemos dizer que o preço de um produto é definido por critérios eminentemente técnicos, como os custos envolvidos (material, mão de obra, transporte, impostos, etc), e a margem de lucro desejada (porcentagem que deve ser cobrada acima dos custos apurados, que irão definir o quanto uma empresa ou pessoa irá ganhar com a venda de cada produto).
Já o valor envolve critérios que podem ser subjetivos, e se caracteriza por trazer ao consumidor a percepção de que um produto de determinada empresa é “mais valioso” do que aquele item semelhante oferecido pela concorrência. Essa percepção pode se dar pela autoridade da empresa, ou seja, sua posição consolidada e positiva no mercado, perante os consumidores. Ou então por um diferencial no produto, que pode ser uma nova tecnologia, ou mesmo algum brinde que seja oferecido junto com o produto desejado. Portanto, agregar valor a um produto pode ser um processo contínuo e demorado, que passa pela construção da imagem de uma empresa, com um bom relacionamento com os clientes (cumprir os prazos, atendimento e pós venda eficientes, etc), visibilidade em redes sociais, identidade visual adequada, etc. Mas nenhuma empresa começa com uma imagem diferenciada no mercado, esbanjando “autoridade”. E isso leva tempo, muito tempo.
E é nesse aspecto que a criatividade entra em cena, agregando valor a um produto de uma forma mais rápida e efetiva, mesmo que você ou a sua empresa sejam desconhecidos no mercado: se o consumidor perceber uma vantagem significativa em seu produto, ele irá preferi-lo em detrimento de outro semelhante, mesmo que o preço cobrado seja mais elevado. Este é, basicamente, o conceito de “valor”. Estas vantagens oferecidas podem ser:
Estéticas: um bom design é a melhor forma de agregar valor a um produto;
Funcionais: também inerente ao design, uma boa ideia ou um aprimoramento funcional podem diferenciar um produto da sua concorrência;
Qualidade construtiva: produtos com melhor acabamento, apresentação e qualidade possuem um maior valor;
Apelo emocional: produtos que remetam a infância, momentos inesquecíveis ou datas especiais tem um valor intrínseco elevado;
Exclusividade: produtos especiais, de produção limitada ou vinculados a nichos específicos, tem maior valor;
Brinde ou produto extra vinculado: oferecer um brinde diferente, criativo e exclusivo junto com o produto principal irá agregar valor, e destacá-lo da concorrência.

De uma maneira simplificada, podemos resumir o que dissemos sobre como agregar valor com a sua criatividade da seguinte forma:
Preço x Valor
O preço de um produto é definido por custos e margens de lucro. O valor, por outro lado, está relacionado à percepção do cliente sobre o benefício do produto. Produtos com bom design, alta qualidade ou apelo emocional geralmente têm um valor maior.
Dicas para Agregar Valor
Estética: Um design atrativo pode justificar um preço mais alto.
Funcionalidade: Produtos que resolvem problemas ou são práticos se destacam.
Exclusividade: Ofereça itens de produção limitada.
Brindes Criativos: Inclua algo extra que complemente o produto principal.
Exemplos de Valor Agregado
Produtos Personalizados: Canecas, camisetas ou objetos com o nome ou foto do cliente.
Edições Limitadas: Produções numeradas ou designs exclusivos para ocasiões especiais.

Como Criar um Produto Memorável
Para que seu produto seja lembrado, é importante investir em:
Design de Embalagem: Uma apresentação bem elaborada pode causar uma excelente primeira impressão.
História do Produto: Conte ao cliente a inspiração por trás da criação.
Estes são os principais aspectos que agregam valor a qualquer produto que você venha a produzir, seja uma caneca de porcelana ou uma camiseta estampada. Iremos tratar cada um deles em detalhes, com exemplos práticos e análises explicativas.
Adquira o nosso e-book Guia Prático: Ganhe Dinheiro com Criatividade, e tenha em suas mãos um importante aliado para iniciar o seu novo negócio criativo!
Commentaires